Uma pesquisa divulgada pela publicação médica britânica The Lancet Infectious Diseases mostrou que a dose de reforço da CoronaVac é capaz de aumentar de três a cinco vezes a produção de anticorpos neutralizantes em indivíduos adultos, incluindo idosos com mais de 60 anos.
+Maiara reflete após suposta traição de Fernando Zor: “Escolho transcender”
+ Boba Fett, de Star Wars, chega ao Fortnite
+ Embraer lança Programa de Especialização em Software
+ Steam oferece descontos de até 80% em promoção de fim de ano
O estudo foi conduzido por pesquisadores chineses da Universidade Fudan, da Sinovac e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças de Nanquim e Hebei.
Na primeira análise, 271 participantes com idades entre 18 e 59 anos imunizados com a CoronaVac receberam a dose de reforço oito meses após a segunda dose, resultando em um aumento de três a cinco vezes nos títulos de anticorpos neutralizantes (NAb) contra o SARS-CoV-2 em comparação com os títulos de anticorpos neutralizantes após a segunda dose.
Um segundo levantamento feito entre 303 adultos com 60 anos ou mais, que também receberam a dose de reforço oito meses após a segunda dose, mostrou que as concentrações de anticorpos neutralizantes aumentaram de 42,9 GMT (ou títulos médios geométricos) no dia 28 após a segunda dose para 158,5 GMT no dia 28 após a dose de reforço – um aumento de 3,7 vezes.